07 agosto 2013

A estrela que mais brilhar

"Eu nunca acreditei em Papai Noel. Mamãe e papai se recusaram a deixar-nos acreditar. Eles não podiam nos dar presentes caros e eles não queriam que pensássemos que não eramos tão bons quanto as outras crianças que, na manhã de Natal, encontravam todos os tipos de brinquedos sob a árvore que supostamente foram deixados por Papai Noel.
Pai perdera o emprego no gesso, e quando chegou o Natal daquele ano, não tínhamos dinheiro em tudo. Na véspera de Natal, papai levou cada um de nós, crianças, para a noite do deserto, um por um.
-  "Escolha a sua estrela favorita", disse o pai.
- "Eu gosto de uma!" Eu disse. O pai sorriu,
- "que é Venus", disse ele.
Ele me explicou que os planetas brilhavam porque a luz refletida era constante e as estrelas brilhavam porque a sua luz pulsada.
- "Eu gosto de qualquer jeito" eu disse.
- "Que diabos", disse papai.
- "É Natal. Você pode ter um planeta se quiser." E ele me deu Vênus. Vênus não tem nenhum luas ou satélites ou até mesmo um campo magnético, mas tinha uma espécie de atmosfera semelhante à da Terra, exceto que ele estava super quente... cerca de 500 graus ou mais.
- "Então", disse papai, "quando o sol começa a queimar e Terra se torna frio, todo mundo pode querer mudar para Vênus para se aquecer. E eles terão de obter permissão de seus descendentes em primeiro lugar. "
Nós rimos sobre todas as crianças que acreditavam no mito de Papai Noel e não tenho nada para o Natal, mas um monte de brinquedos de plástico barato.
- "Daqui a alguns anos, quando todo o lixo que eles tem é quebrada e há muito esquecido", disse papai, "você ainda tem suas estrelas."

Um comentário: